terça-feira, 5 de março de 2013

Yeshua O Resgatador de Israel

A principal missão do Messias
O Messias Yeshua nos disse que na primeiravez em que Ele veio foi somente para as ovelhas perdidas da Casa de Israel (Matitiyahu/Mateus 15:24). Mas, o que Ele quis dizer com esta afirmação?
As Escrituras falam da existência de duas “Casas”. Enquanto o Reino do Sul era chamado de “Beit Yehudá” (Casa de Judá), a quem conhecemos hoje como “os judeus”, o Reino do Norte era apelidado de três nomes: “Beit Israel” (Casa de Israel) ou “Beit Efrayim” (Casa de Efraim) ou ainda “Beit Yosef” (Casa de José).
Todos estes três nomes são usados de forma sinônima nas Escrituras, e se referem ao que
comumente chamamos de “As 10 Tribos Perdidas” de Israel. Como Ele veio da primeira vez com as ovelhas perdidas da Casa de Israel sendo seu principal objetivo, isto logicamente demonstra que a
grande maioria dos Seus seguidores são fundamentalmente os descendentes das 10
Tribos Perdidas de Israel, e coerdeiros do Reino de Israel com os da Casa de Judá.
O objetivo deste livreto é ser apenas um breve resumo do tema, uma introdução para aqueles
que estão começando a descobrir sobre este magnífico plano do Eterno.
A divisão entre as Casas de Israel
O Reino de Israel foi dividido em duas partes logo após o reinado de Shlomo HaMelech (o rei
Salomão), como podemos ver em M'lachim Alef (1 Reis) 11. O Reino do Norte, a Casa de
Efraim, foi levada cativa pelos assírios (arameus), no que ficou conhecida como a
“Grande Dispersão” ou ainda a “Diáspora”.
As profecias de Hoshea (Oséias), Devarim (Deuteronômio), entre outras, previam que as
ovelhas perdidas da Casa de Israel seriam um dia levadas ao cativeiro por desobediência à
aliança com o Eterno, mas que eles retornariam a Israel um dia. Mas então quem seriam estas
ovelhas perdidas e como eles poderiam retornar à comunidade de Israel?
Existe uma vasta quantidade de passagens bíblicas que demonstram que os chamados
“gentios” que seguem a Yeshua não são de fato gentios, mas sim na realidade descendentes
das 10 Tribos de Israel cujo destino nos planos do Eterno já era previsto pelos profetas.
Quem são os “Gentios”?
No primeiro século, os descendentes das 10 Tribos eram chamados pelos judeus de duas
formas: como “gentios” e como “arameus”.
O motivo é o seguinte: os rabinos da época passaram a considerar os efraimitas (isto é, os...


israelitas pertencentes às 10 tribos, ou à “Casa de Efraim”) como sendo “gentios”, pois eles não
mais viviam na terra de Israel, nem preservavam a língua hebraica, nem tampouco
a observância da Torah do Eterno. Este relato pode ser visto no Talmud, no tratado Yevamot
17A. Outro nome frequentemente dado aos efraimitas era “arameus”, devido ao seu
cativeiro na assíria.
Os autores da B'rit Chadashá (os “Escritos Israelitas do Caminho”, isto é, o chamado “Novo
Testamento”) conheciam esta terminologia, e a aplicaram em seus escritos. Nos originais
aramaicos, encontramos o termo “arameu” e “arameus” muito frequentemente, onde nas
traduções atuais (derivadas da tradução do grego) temos o termo “grego”. São referências
inconfundíveis aos efraimitas! Sha'ul (Paulo) chega a declarar:
“Não há judeu nem arameu” no Messias, mostrando o nítido objetivo do Messias de
restaurar o Tabernáculo de David, isto é, o Reino de Israel como um todo.
Sha'ul (Paulo) nos afirma ainda nos capítulos de 9 a 11 de Romanos, de forma bem clara, que
estes que eram chamados de “gentios” na realidade são parte das 10 Tribos perdidas de
Israel, pois ele fala destes “gentios” e do seu papel nas profecias de Hoshea (Oséias). As
profecias de Hoshea (Oséias) previam que as 10 Tribos seriam espalhadas por um tempo, mas
que seriam reunidas um dia.
Repare ainda que as epístolas dos demais emissários de Yeshua, como a de Ya'akov
(Tiago) e Kefá (Pedro) são escritas não para “gentios” como se pensa, isto é, “estrangeiros” à
Casa de Israel, mas sim aos que são chamados de gentios, mas são na realidade “as doze tribos
que estão dispersas entre as nações” e ainda “aos eleitos e peregrinos da Dispersão”
(Ya'akov/Tiago 1:1 e Kefá Alef/1 Pedro 1:1, respectivamente) Os “gentios” na B'rit Chadashá (Novo
Testamento), que foram e estão sendo restaurados em Yeshua, são descendentes das
10 tribos de Israel, e seu destino profético é, futuramente, se tornar novamente um com
Yehudá (Judá) e reinar sobre a terra de Israel. 
Desvendando o mistério das Escrituras
Um dos grandes mistérios das Escrituras é que, enquanto o Messias Yeshua aparentemente
teria trazido divisão entre as Duas Casas (judeus e os “gentios”, isto é, os efraimitas), os
judeus não foram rejeitados, mas convém ao plano do Eterno que haja uma aparente rejeição
dos judeus ao Messias,pelo menos por enquanto.
As Duas Casas (os judeus e os efraimitas) precisavam permanecer separadas por alguns
séculos, porque cada qual tinha sua missão separada para cumprir, para que o plano de
Elohim de redenção da semente caída de Adam (Adão) se concretizasse.
E eles não teriam trilhado caminhos opostos se esta inimizade temporária não tivesse sido
posta entre eles. Mas o Eterno é maravilhoso, e esta inimizade é apenas temporária, e com um
propósito.
Sha'ul (Paulo) nos diz que ele não deseja que sejamos ignorantes com relação a este mistério
das Escrituras. Apesar de parecer que os judeus, por sua incredulidade no Messias,
teriam sido “rejeitados”, isto não acontece pois os dons e a eleição do Altíssimo são
irrevogáveis. Isto pode ser visto com clareza em Romanos 11:2530:
“Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos goyim [isto é: da Casa de Efraim] haja entrado e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Tsion o Libertador,
e desviará de Ya'akov as impiedades e esta será a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados. Na verdade, eles [isto é: a Casa de Judá] só são opositores quanto às Boas
Novas por causa de vós [isto é: a Casa de Efraim]; mas, quanto à eleição, amados por causa dos patriarcas. Porque os dons e a vocação de Elohim são irretratáveis.”
Isto não quer dizer que não tenhamos que aceitar Yeshua como salvador e mestre, mas
sim que a eleição e o chamado do Senhor de Israel são irrevogáveis e, portanto, os judeus
são tão povo da aliança quanto Efraim, mesmo que ainda não tenha chegado aos judeus o
momento de aceitarem, de forma maciça, ao Messias. Ainda estamos vivendo no tempo de
Efraim, e não no de Yehudá (Judá).
A restauração profética dos Israelitas do Caminho
O objetivo da fé Israelita é nada mais do que promover teshuvá (retorno).
Retorno de Efraim à comunidade de Israel.
Retorno de todos os israelitas ao Eterno através do Messias Yeshua. Retorno à obediência à
Torah do Eterno. E, por fim, o retorno à pureza da fé, deixando rudimentos do paganismo.
Como sabemos, desde o final do século I, a fé Israelita  tem sido combatida com
veemência. Apesar das inúmeras tentativas de extermínio total dos Israelitas do Caminho, o
retorno da Era dos Israelitas do Caminho, a era da fé original dos emissários de Yeshua,
também é profetizado.
Como também era profetizado de que os Israelitas do Caminho seriam reavivados em
cerca de 2 mil anos após um grande evento (vide Hoshea/Oséias 6:2). Outras profecias nos
apontam para o fato de que este grande evento seria o nascimento de Yeshua HaMashiach
(cerca de 4 DC). E, ao olharmos para o mundo atual, vemos que o Pai está de fato restaurando
a fé Israelita do Caminho original. É nosso desejo que todos aqueles que seguem o
Messias, tanto judeus quanto efraimitas, partilhem conosco desta restauração, pois após
2 mil anos de trevas e apostasia, o Eterno nos chama com a missão de restauramos a fé, e
promovermos o fim da inimizade entre Efraim e Yehudá.

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