sábado, 30 de março de 2013

A Chave do Nome da Salvação Rav. Dani'el Rendelman


 A Chave do Nome da Salvação

Rav. Dani'el Rendelman

Introdução
Quando se trata de dar um nome a um bebê, muitos pais são bastante exigentes. Às vezes
um nome é escolhido para honrar a memória de uma pessoa amada. Outros nomes são
inspirados por filmes, amigos, ou simplesmente pelo som. O nome de um bebê
normalmente traz um significado ou uma memória especial. A cada ano, uma lista dos
nomes mais populares é compliada e então comparada aos anos anteriores. Recentemente,
nomes como Jacó, Josué, Abigail, Emília e Olivia estiveram entre os mais populares em
2006.
Cerca de dois mil anos atrás, um menininho recebeu um nome especial de seus pais. Ele
não recebeu o nome de uma estrela de novela, mas um nome em harmonia com a direção
dada por anjos. “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o
seu povo dos seus pecados.” (Mateus 1:21). É claro que este versículo foi traduzido para o
português. Originalmente, os anjos falaram a esse casal judeu em hebraico. Na realidade, o
bebê recebeu um nome hebraico. (O português só veio a ser falado milhares de anos
depois). A criança foi chamada de “Yeshua”, que é a palavra exata no hebraico para
“salvação.” Este bebê veio trazer a salvação. Seu nome de fato significa salvação. Cada vez
que alguém usava o nome dele, estava na realidade falando a palavra “salvação.” Isto é
fácil de passar desapercebido, uma vez que a maioria das pessoas não lê nem escreve
hebraico. Isto prova que para adquirir uma plena compreensão, devemos estudar o hebraico
e aprender acerca da cultura hebréia que cerca a Bíblia. Usar o Seu verdadeiro Nome
hebraico O coloca de volta no verdadeiro contexto da Sua vida, o qual nos ajuda a entender
melhor as Suas ações e palavras.
O Significado do Hebraico e o Nome do Salvador
O hebraico é uma língua incrível. Ela parece mais com hieroglifos do que com o português,
no sentido de que cada letra hebraica é repleta de significado e simbolismo. No inglês, um
“a” é um “a” e nada mais. Porém no hebraico, cada palavra representa um número, e um
desenho baseado em grafias antigas. Uma palavra hebraica pode ser melhor entendida
examinando cada letra usada e comparando como elas correspondem e se relacionam uma
com a outra. Por exemplo, não há nada de especial na palavra portuguesa “cachorro.”
Contudo, no hebraico um cachorro é “kelev.” Este termo hebraico para “cachorro”
comunica profundidade e definição do que é um “kelev.” Kelev é uma palavra composta,
derivada de dois termos hebraicos básicos. “Ke” no hebraico significa “como” ou
“semelhante a”. Enquanto “lev” no hebraico significa “coração.” Kelev é uma palavra
hebraica que ilustra o fato de um cachorro ser “como o coração” de um homem. Isto é, o
cachorro é o melhor amigo do homem. Uau! (Ou melhor seria dizer auau?)
Logo, não é motivo de surpresa o fato do nome do Salvador também ser altamente
simbólico. Em seu sentido mais básico, o nome do Messias foi explicado quando foi dado
pelos anjos. “ela dará à luz um filho, e ela o chamará Yeshua; porque ele salvará o seu
povo de todos os seus pecados.” (Mateus 1:21). Claramente, “Yeshua” significa salvação.
Este significado é ainda expandido quando examinamos cada letra do nome do salvador.
No hebraico, “Yeshua” se escreve com as letras Yud-Shin-Vav-Ayin. Juntas, essas letras
exibem poderosamente a vida e o ministério do Salvador.
A Letra Yud
A primeira letra do Nome do Salvador é o “yud.” O yud também é a primeira letra do
Nome Sagrado do Pai, que se escreve Yud-Hey-Vav-Hey (YHWH). YHWH é o Nome que
foi dado a Moshe na sarça ardente. Este nome deve ser usado como um “memorial eterno”
(Êxodo 3:15) por todos os que crêem na Bíblia. YHWH significa “ser.” YHWH é, e
YHWH é o Seu Nome. Contudo, o Seu Nome tem ficado escondido por trás das palavras
“Senhor” e “Deus” nas Bíblias modernas. Hoje, contudo, pessoas do mundo todo estão
rejeitando títulos falsos e aceitando o verdadeiro Nome do Pai. A profecia de Sofonias 3:9
está se realizando: “Porque então darei uma linguagem pura aos povos, para que todos
invoquem o nome de YHWH, para que o sirvam com um mesmo consenso." YHWH está
restaurando a língua sagrada do hebraico e a majestade do Seu Nome, a começar pelo yud.
A escrita moderna da letra Yud parece com um til suspenso no ar. A palavra hebraica
“yud” significa “braço ou mão”. O “braço ou mão de YHWH” é uma expressão repetida
várias e várias vezes nas Escrituras. Esta expressão ilustra força e poder, apontando para
Yeshua, o Messias. Foi o braço de YHWH que venceu Faraó e o seu exército. E o salmista
declarou: “espalhaste os teus inimigos com o teu braço forte.” (Sl. 89:10). O braço de
YHWH traz livramento e vitória. Sempre que você ler sobre a mão ou o braço de YHWH
na Bíblia, é uma referência profética a Yeshua.
A Letra Vav
Outra letra que existe tanto no Nome “YHWH” quanto em “Yeshua” é o vav. Esta letra
parece um gancho e significa “prego.” O vav também é o número 6, o número do homem.
Yeshua veio como Filho do Homem. Ele é YHWH feito carne. O que o vav nos ensina
sobre Yeshua? Lembre-se que as letras hebraicas são desenhos e símbolos. A conexão entre
estas letras é evidente. Yeshua (o Yud) veio como Filho do Homem (o Vav) para oferecer
Sua vida como sacrifício. As suas mãos (Yud) foram perfuradas por um prego (Vav) para
trazer yeshuah (salvação). Yeshua foi crucificado através de suas mãos e pés, conforme
profetisado no Salmo 22:16: “Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me
cercou, traspassaram-me as mãos e os pés.” As letras no Nome de Yeshua profetizam sobre
a Sua morte. Não há outro nome dado ao homem para salvação. Mas, por que Ele teve que
morrer uma morte tão cruel? Esta questão também é respondida por Seu Nome.
Yeshua veio oferecer a Sua vida para remediar o pecado e a morte. Contudo, quando você
lê o termo “salvação” (yeshuah) em uma Bíblia em português, é praticamente certo que seja
o Nome do Messias (acrescido de um Hey) traduzido do hebraico. De fato, Seu Nome pode
ser encontrado ao longo de todo o Primeiro Testamento. Quando o Patriarca Jacó
(Ya’akov, no hebraico) orou em Gênesis 49:18, na realidade ele usou o Nome do Salvador
que havia de vir. Ele disse: “A tua Yeshuah/salvação espero!” Ya’akov confiou em Yeshua
mesmo antes de Yeshua nascer neste mundo! No Salmo 62:6, David também proclama a
sua fé em Yeshua: “Só ele é a minha rocha e a minha Yeshuah/salvação; é a minha defesa;
não serei abalado.” As pessoas que viveram durante os tempos do Primeiro Testamento
foram redimidas ao depositarem a sua fé em Yeshua. O sistema sacrificial nunca salvou
ninguém. Em Hebreus 10:4 lemos: “porque é impossível que o sangue de touros e de bodes
expie por pecados e iniquidades.” A Yeshuah/salvação sempre foi por meio da graça
através da fé na Yeshuah/salvação do Todo-Poderoso.
A Salvação e a Torá
O Seu próprio Nome não apenas significa salvação, mas é salvação! “E em nenhum outro
homem há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado aos filhos dos
homens pelo qual é certo que tenham vida.” (Atos 4:12). Yeshua veio para nos salvar dos
nossos pecados e para redimir o homem da maldição descrita na Lei (isto é, da maldição
resultante do pecado). Ele NÃO veio remover a Lei, ou “Torá” no hebraico. A Torá são os
cinco primeiros livros da Bíblia. Esses livros explicam como um crente deve viver a sua fé.
Instruções são dadas na Torá para cada aspecto da vida, inclusive como se relacionar com o
próximo e como adorar a YHWH corretamente. A desobediência aos mandamentos da
Torá é chamada de “pecado.” A Torá explica o que é o pecado. Mas a Torá em si não é o
pecado. Romanos 7:12: “ De modo que a Torá é santa, e a mitsvá santa, justa e boa.”
Yeshua não veio nos salvar da Lei, mas sim da nossa transgressão à Lei. No capítulo 5 de
Mateus, Ele disse: “Não penseis que vim abolir a Torá ou os profetas;” Yeshua pagou o
preço pela transgressão da humanidade à Torá. Ele sofreu as maldições da nossa
desobediência. As duas letras remanescentes no Nome de Yeshua demonstram como Ele
venceu a maldição do pecado.
As Letras Shin e Ayin
Essas duas últimas letras no maravilhoso Nome do Messias são o “shin” e o “ayin.” Essas
letras têm uma conexão especial, então serão analisadas em conjunto. O shin se assemelha
a um “w”, e é uma das letras mais comuns do hebraico. No paleo-hebraico, o shin se
assemelhava à figura de um dente. Hoje, a palavra hebraica “shin” significa “dente ou
mascar.”
A última letra do Nome de Yeshua é o “ayin.” Nos tempos antigos, essa letra tinha o
desenho semelhante a um olho. No hebraico moderno, a palavra ayin significa “olho.” O
olho e o dente, o ayin e o shin, mostram o poder do pecado. Combinados, o yud, shin, vav,
ayin mostram o poder de YHWH.
No direito, existe um princípio chamado “lex talionis.” Esta forma de direito diz que a
punição deve ser adequada ao crime. Na Lei de Moisés, a Torá, as punições são dadas por
diferentes ofensas contra YHWH ou homem. A Torá explica em termos exatos como uma
pessoa deve tratar o seu próprio e adorar a YHWH. O pecado vem quando a pessoa não
segue a Torá. “O pecado é a transgressão da Torá” diz 1 João. A punição para pecados,
grandes ou pequenos, é a separação de YHWH. Esta é a maldição descrita na Torá. “O
salário do pecado é a morte.” (Romanos 6:23). Todos pecaram e portanto estão em débito
quanto aos requisitos da Torá. Todos, à exceção de um – o Messias Yeshua. O Filho sem
pecado de YHWH pagou o preço do pecado e morreu a morte de um pecador. A Torá
requer justiça para todo pecado da humanidade. A Torá determina “olho por olho e dente
por dente.”
“Mas se houver morte, então darás vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por
mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe.” (Êxodo
21:23-25). A Torá requer olho por olho – ayin por ayin, e dente por dente – shin por shin.
Aqui, a Torá chama por “lex talionis” ou punição exata pelo crime. O crime é o pecado. A
punição é a morte. Nós somos os acusados. Yeshua voluntariamente tomou a nossa punição
e morreu em nosso lugar. A justiça da Torá, que requeria o ayin (olho) e o dente (shin), foi
cumprida quando foi pregada (vav) a mão (yud) de Yeshua. A misericórdia pagou o preço
da justiça. Yeshua ofereceu a Sua vida por nós, cumprindo a demanda de “olho por olho,
dente por dente.” Colossenses 2:14 diz: “e havendo riscado, por sua ordenança, o escrito de
nossas dívidas que havia contra nós. Mas ele o removeu-o do meio de nós, firmando-o ao
seu madeiro;”
A Palavra Se Fez Carne
Nos é dito em João 1:17 que “a Palavra se fez carne e tabernaculou entre nós.” Este
versículo não é brincadeira. A Palavra à qual se refere este versículo é o Antigo
Testamento. Evidentemente, estes livros foram escritos no hebraico. Parafraseando,
podemos dizer que o alfabeto hebraico se fez carne e tabernaculou entre nós. A Palavra
Viva veio e deu a Sua vida, conforme o Seu Nome profetiza. “Mas agora, no Mashiach
Yeshua, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue do Mashiach chegastes perto.”
(Efésios 2:13)
O bebê que nasceu há mais de dois mil anos recebeu o nome adequado. O mundo é culpado
de pecado e portanto merece juízo e ira. Porém, uma pessoa pode ser salva do juízo e da ira
ao confiar em YHWH Yeshua, isto é, na salvação de YHWH. A Sua vida é um exemplo
vivo para seguirmos. Você confia em Yeshua para a sua salvação? A obediência à Torá não
te salva. As boas obras não te salvam. Linhagem judaica não te salva. Membrezia em uma
congregação não te salva. Somos salvos pela pessoa e pelo Nome de Yeshua! Bendito seja
o Seu maravilhoso Nome!

Postado por Zakay Ben Noach tel 086-9922-9140/8833-9674/9418-9760

Um comentário:

  1. Isaías (52 : 4,5 e 6) diz que a Assíria oprimiu o povo do Criador! Creio que em alguns trechos a escritura não está em harmonia com o verdadeiro significado da palavra, pois, o que hoje nós chamamos de Bíblia um dia se chamou Vulgata e mais tarde Septuaginta. Portanto a palavra oprimir poderia também significar imposição de mudanças. A babilônia, local dos 70 anos de cativeiro do povo do Criador, impôs mudanças nos ensinamentos que o Criador deu a seu povo, eu não tenho dúvidas. Acredito que tudo hoje que é registrado é forma adulterada de tudo o que um dia foi verdadeiro para que as gerações futuras nunca saibam qual foi a verdade. É por isso que há tanta divergência entre teólogos, estudiosos e pesquisadores das chamadas "escrituras sagradas". Que pra mim está quase que completamente profanada, começando pelo nome do salvador que jamais poderia ter um nome latim sendo hebreu, além de outras palavras e expressões que se analisadas com cautela entre os próprios livros que compõem a "Escritura" se verifica que jamais deveriam estar ali como por exemplo a palavra 'sábado', 'domingo', 'segunda'... ou mesmo das estações 'inverno', 'verão' ... O Criador falou em tempos e não estações e nunca aparece ele, pelo menos ainda, chamando de 'outono', 'primavera' nomes que a grande maioria dos cristãos desconhece serem profanos! Sinceramente, pra ser santo como o Criador é Santo tem que ser perfeito, e como alcançar a perfeição se nossa fonte de conhecimento foi contaminada propositalmente? O mundo sempre foi fomentado por conspirações e a Escritura eles não iriam deixar de fora jamais! Acredito que esse tetragrama é na realidade um trigrama e esse tetragrama o povo do Criador saiu da Babilônia com ele imposto pelo sistema da época que é o mesmo sistema de hoje! Os ensinos que o Criador deu a seu povo no deserto por intermédio de Moisés foram usurpados durante o cativeiro, pois a cultura babilônica era completamente pagam! Acredito que a verdadeira Escritura pura do Criador está misturada com a Escritura profana que o homem introduziu na Bíblia. Agora para achar a verdade sobre o nome da verdade só por inspiração ou revelação, acredito que naquela passagem que diz que o Criador deixou o seu povo sem profetas é uma mentira colocada pelo homem na Bíblia!!! Hêwawhê é o nome do Criador e Hêwawhê Shin Ayin seria o nome do Salvador, onde Hêwawhê é o trigrama, o 'yod' não entraria no Trigrama porque seria a representação de uma entidade babilônica [Fonte: Livro: ‘A Vida Mistica e Oculta de Jesus’ – Autor: A. Leterre]e Shin Ayin significa Salvação em hebraico.

    ResponderExcluir