A
Chave para Gálatas
Rav. Dani'el
Rendelman
Introdução
Chaves são
ferramentas extraordinárias. Apesar delas parecerem semelhantes e até mesmo se
encaixarem
numa mesma
fechadura, cada chave é desenhada exclusivamente para realizar uma tarefa. Quer
seja abrir a
porta da frente
da sua casa, dar partida em seu carro, ou abrir um arquivo cheio de papéis
importantes, as
chaves dão
acesso a lugares. Tenha a chave certa no tempo certo e as portas da
oportunidade podem se
abrir perante
você. Mas, esqueça ou perca suas chaves, e você se encontrará trancado do lado
de fora, sem
muita
esperança.
Assim é o Reino
dos Céus. Pois Yeshua (o nome hebraico do Messias) disse em Mateus 16:19 “
dar-te-ei as
chaves do reino
dos céus.”
Quando temos as
chaves do Reino, as portas são abertas e a nossa vida é abençoada. Mas, quando
perdemos as
chaves do Reino, ou quando deixamos de usar a chave correta, ficamos trancados
do lado de
fora da vida
abundante. Esta é a primeira de uma série de artigos que abrirão as portas do
entendimento
sobre como
crentes podem retornar ao andar da fé dos primeiros apóstolos.
Hoje você está
recebendo a chave do entendimento do livro de Gálatas. Esta chave é bem básica,
mas é
extraordinariamente
profunda. Ela o ajudará a interpretar corretamente esta escritura do Apóstolo
Paulo (ou
Rabino Sha'ul
no hebraico), que é frequentemente mal citada e mal compreendida. Juntos,
voltaremos no
tempo para
visitar o povo da Galácia e reconhecer o porquê desta carta ter sido escrita e
o que ela significa
nos dias de
hoje.
Viaje no Tempo
Primeiramente,
imagine-se como sendo um membro de uma jovem congregação na Turquia. O rabino
Sha'ul
(Paulo) trouxe
a mensagem de salvação para o seu grupo. Recentemente, um grupo de professores
chegou
dizendo que
para nascer de novo, uma pessoa deveria ser circuncisada como sinal externo de
conversão ao
Judaísmo. Então
um dia chega uma carta escrita pela mão do próprio rabino Sha'ul (Paulo). Nesta
correspondência,
o rabino Sha'ul está encorajando vocês a lidarem com estes falsos professores e
não
permitirem que
a vida de vocês seja controlada por uma observância da Lei para a salvação.
De Volta para o
Futuro
Agora, vamos
avançar até os dias de hoje. Pegue a sua Bíblia e leia o livro de Gálatas com o
conhecimento
de que o
assunto principal do rabino Sha'ul era a salvação. Na realidade, você pode até
imaginar as palavras
“ para salvação”
todas as vezes em que ler “ a Lei” . Vá em frente, tente fazer isto e você verá
o grande
contraste que
existe entre como a carta deveria originalmente ter sido lida, e o que as
pessoas acham que ela
significa hoje
em dia.
Na maioria dos
grupos cristãos, Gálatas é citado e ensinado para sugerir que os crentes não
devem observar
a Torá (palavra
hebraica para “ instrução” , frequentemente traduzida como “ a Lei” nas bíblias
em português).
Pastores pregam
que “ a Lei” passou e que as pessoas da fé não são responsáveis por observarem
o Antigo
Testamento
porque eles não estão “ debaixo da Lei, mas sim debaixo da graça” . De acordo
com muitos
professores,
seria melhor queimar os livros de Moisés do que cair na rotina de observá-los.
A Verdade Seja
Dita
Amigos, esta
não é a mensagem do livro de Gálatas ou, por falar nisso, de nenhum outro livro
da Bíblia. Ao
contrário, o
rabino Sha'ul (Paulo) está instruindo com esta epístola, e com outras, que a
Lei é para ser
observada como
uma forma de viver na redenção. O assunto principal de Gálatas é o fato de que
a salvação
não vem da
observância da Lei, e que os crentes deveriam tomar cuidado com ministros que
ensinem o
contrário. De
acordo com a Bíblia de Estudos King James, “ o tema central desta carta é a
justificação pela
graça através
da fé.”
O rabino Sha'ul
usa os capítulos 1 e 2 de Gálatas para defender as boas novas. Os capítulos 3 e
4 são
escritos para
definir as boas novas, e nos capítulos 5 e 6, o rabino Sha'ul mostra aos seus
seguidores como
mostrar as boas
novas. Paulo começa a carta detalhando o seu próprio retorno ao Eterno através
do poder e
da mensagem do
Mashiach (palavra em hebraico que significa 'Messias').
Aparentemente,
estes falsos professores trouxeram uma mensagem diferente da mensagem do rabino
Sha'ul,
e então ele
desejou escrever e expor os seus motivos impuros (6:12 e 13). Estes falsos
professores
abraçavam a
doutrina de que alguém deveria ser circuncisado e seguir a Torá para nascer de
novo. Mas,
Sha'ul disse à
comunidade de crentes no Messias: “ Não nego a graça de Elohim; pois se somos
justificados
pela
[observância da] Torá, então o Mashiach morreu em vão.” A Torá não deve ser
seguida para uma
salvação por
obras. Seguir a Torá para nos santificarmos sim, mas para sermos salvos não.
Apesar da
salvação não ser obtida por tentarmos seguir aos mandamentos de YHWH, a Torá
ainda deve ser
obedecida.
Yeshua disse em Mateus 5:17 e 18: “ Não penseis que vim abolir a Torá ou os
profetas; não vim
para abolir,
mas para torná-los plenos. Amen! Por que vos digo que, até que o céu e a terra
passem, de modo
nenhum passará
da Torá um só Yud ou um só traço, até que tudo seja cumprido.”
A Torá foi dada
por YHWH como um modo de vida. Até mesmo em Gálatas somos chamados a seguí-la
desta forma.
Gálatas 5:13 e 14: “ Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não
useis da
liberdade para
dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros. Pois toda a Torá
se cumpre
numa só
palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” Aqui o amor é
estimado como uma
forma de seguir
a Torá. Gálatas 6:2 vai ainda mais além para provar este ponto: “ Levai as
cargas uns dos
outros, para
que assim cumprais a Torá, como o Mashiach apóia.” Ao andar em amor, ao
suportar as cargas
dos nossos
próximos, estamos andando na Torá. Pois na Torá está escrito, em Levítico
18:18: “ amarás o teu
próximo como a
ti mesmo” é mencionado pela primeira vez.
A liberdade que
é comentada ao longo do livro de Gálatas é uma referência à liberdade que a
humanidade
tem de andar na
Torá sem a escravidão das tradições humanas, e do medo de perder a vida eterna.
“ Mashiach nos
resgatou da maldição descrita na Torá, fazendo-se maldição por nós; porque está
escrito:
Maldito todo
aquele que for pendurado no madeiro;” - Gálatas 3:13. Este verso mostra que
Yeshua nos
libertou da
maldição descrita em Gálatas 3:10: “ Pois todos os que confiam no legalismo de
sua observância
da Torá estão
debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece
em todas as
coisas que
estão escritas no livro da Torá, para fazê-las.” A maldição que Yeshua tomou
sobre Si permite que
os crentes
andem nos mandamentos de toda a Bíblia sem terem medo de serem amaldiçoados por
não
conseguirem
cumprir totalmente as suas instruções. Através da Sua vida e sacrifício, Ele
não trouxe um fim à
Torá, ao invés
disso, Ele exemplificou como nós devemos viver a Torá.
Permaneça Nele
Concluindo, a
chave para entendermos o livro de Gálatas está no conhecimento do propósito da
carta. O
propósito desta
carta era demonstrar que a justificação, isto é, o ser considerado justo aos
olhos de YHWH,
vem através da
fé e não através de perverter a Torá em legalismo. Gálatas 3:11 diz: “ É
evidente que pelo
legalismo
ninguém é justificado diante de Elohim, porque: O justo viverá da fé;” Apesar
do entendimento da
nossa herança
como Israel ser de suma importância, não é através da circuncisão que nos
ligamos ao povo
judeu (1
Coríntios 7 e Atos 15 falam claramente sobre o assunto). Lembre-se de que o
rabino Sha'ul
circuncisou
Timóteo. Mas isto não foi feito para assegurar a salvação, mas sim para
obedecer os
mandamentos
encontrados na Torá e silenciar àqueles que ensinavam que os crentes não tinham
a
obrigação de
seguir a Torá (Atos 16:1-3)
“ Que todo homem permaneça no chamado em que foi
chamado...” 1 Coríntios 7:19-20. O aspecto importante
deste verso é
sabermos o chamado ou herança para o qual fomos chamados. Como um israelita,
você tem
uma herança
profunda e uma cultura para explorar e experimentar. Em 1 Coríntios 7:24 o
rabino Sha'ul diz
que devemos “
permanecer com Elohim” . Isto é feito através da observância da Sua Torá,
celebrando as Suas
festas, e
observando o Seu Shabat, e andando no Seu Espírito.
Da Próxima Vez
Da próxima vez
em que você ler Gálatas, lembre-se que o rabino Sha'ul estava escrevendo aos
crentes com
o propósito de
expor um falso evangelho – um que requeria a observância da Torá para a
salvação. A Torá é
dada para
apontar para o único caminho de salvação – Yeshua o Messias. Ela explica como
um crente deve
viver, como um
crente deve agir, se vestir, comer, orar, adorar e falar.
A Torá ou “ Lei”
deve ser o estilo de vida para toda pessoa que aceita o Messias.
Isto porque Ele
observou a Torá completamente e se desejamos seguí-Lo, então devemos seguir a
Torá.
Andar na Torá
com o Messias produz amor e não legalismo, traz alegria e não escravidão, e
produz os frutos
do Espírito e
não os frutos da carne. Gálatas 5:22-23: “ Mas o fruto da Ruach é: o amor, a
alegria, a paz, a
paciência, a
bondade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas
coisas não há
mitsvá”
A Torá é o
manual pelo qual nosso time deve competir, o livro de regras para governarmos
nossas vidas, e o
livro de
receitas que explica como nossas vidas devem misturar verdade e graça com
misericórdia e justiça.
“ E a todos
quantos andarem conforme esta norma, paz e misericórdia sejam sobre eles e
sobre o Israel de
Elohim” - Gálatas 5:16.
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