quarta-feira, 20 de março de 2013

Por que Isaías 53 não pode se referir à nação de Israel, como SERVO SOFREDOR!

1. O servo de Isaías 53 é um sofredor inocente e sem culpa. 

Israel nunca é descrito como sem pecado. Isaías 1:4 diz da nação: "Ai, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade Um bando de malfeitores, filhos que praticam a corrupção.!" Ele então vai no mesmo capítulo para caracterizar Yehudah como Sodoma, Jerusalém como uma prostituta, e as pessoas como aqueles cujas mãos estão manchadas de sangue (versos 10, 15 e 21). A nação de Israel está longe de ser um servo sofredor inocente e sem culpa referido a Isaías 53, a qual do servo sofredor não foi; "realizou nenhuma violência, nem houve engano na sua boca!" 

2. O profeta disse sobre o servo sofredor que si caracteriza por ser obediente e justo: "É da vontade de Elohim esmagá-lo." 

Elohim manifestou sua vontade e prazer no sofrimento do SERVO SOFREDOR JUSTO E OBEDIENTE, ao contrário da Nação de Israel que era desobediente e injusta, ao contrário do que diz-se em Isáias 53:10. Alguns afirmam que o sofrimento de Isaias 53:10 si refere ao holocausto; podemos realmente afirmar que esse sofrimento do povo de Israel durante esse período foi horrível! Será que podemos afirmar que Elohim teve prazer nas milhares de mortes de israelitas “judeus e não judeus”? 

2. A pessoa mencionada nesta passagem sofre em silêncio e de bom grado. 

No entanto, todas as pessoas, mesmo israelitas, reclamam quando sofrem, o holocausto nazista, sionista e cristão, causou, dor, sofrimento, traumas e muita lamentação ao contrário do Servo Sofredor! Bravos homens e mulheres israelitas lutaram em movimentos de resistência contra HitlerPodemos realmente dizer o sofrimento dos judeus durante o holocausto e durante os séculos anteriores foi feito de forma silenciosa e de espontânea vontade e bom grado? 




3. A figura descrita em Isaías 53 sofre, morre para restaurar o povo contra seus próprios pecados . 

A palavra hebraica usada em Isaías 53:10 para "oferta pelo pecado" é "asham", que é um termo técnico que significa "oferta pelo pecado", o SERVO SOFREDOR é um “ASHAM” = OFERTA PELO PECADO, para uma oferta de sacrifício ser oferecida nesse nível, o CORDEIRO ofertado tem que ser puro, sem manchas, sem defeito e quando é que o povo de Israe é assim “CORDEIRO PURO”.

Veja como ele é usado em Levítico capítulos 5 e 6. Isaías 53 descreve um cordeiro sem pecado e perfeito sacrifício que toma sobre si os pecados dos outros, para que eles possam ser perdoados. Alguém pode realmente afirmar que o terrível sofrimento do povo israelita, no entanto imerecidas e injustas, expia os pecados do mundo? 

Quem fala de Isaías 53, a figura descrita sofre e morre de forma a proporcionar um pagamento legal para o pecado, para que outros possam ser restaurados. Isso não pode ser verdade para o povo de Israel como um todo, já que a morte deles no holocausto ou outros acontecimentos lamentáveis trouxe paz e o Reino dos céus a eles próprios e ao mundo! 

Quando o profeta fala do SERVO SOFREDOR ele fala de um SERVO INOCENTE!

A nação de Israel estava sofrendo por conta de sua culpa de seus pecados, sendo assim a nação de Israel não pode ser o servo sofredor!

4 ... nem vou mencionar.

5. É o profeta que está falando diz: "Quem creu em nossa mensagem." O termo "mensagem" normalmente se refere à mensagem profética, como faz em Jeremias 49:14. Além disso, quando entendemos o paralelismo hebraico do versículo 1, vemos "Quem creu em nossa mensagem", como paralelo para "a quem tem o braço de Elohim foi revelado." O "braço do Elohim" refere-se ao ato poderoso de ação de Elohim. Portanto, a mensagem é a mensagem de um profeta declarando que Elohim fez para salvar seu povo. 

6. Na fala do profeta Isaías, diz que o SERVO SOFREDOR foi punido pelas "transgressões do meu povo", de acordo com o versículo 8. Quem são as pessoas de Isaías? Israel. Então o sofredor de Isaías 53 sofreu por Israel. Então, como ele poderia ser Israel? 

7. A figura de Isaías 53 morre e é enterrado de acordo com os versículos 8 e 9. O povo de Israel nunca morreu como um todo. Eles foram para fora da terra em duas ocasiões e voltaram, mas eles nunca deixaram de estar entre os vivos. O SERVO SOFREDOR no singular hebraico, trata de uma morte como um todo, e os israelitas não morreram de uma vez, eles existem até os dias hoje, estão vivos, mas O SERVO SOFREDOR morreria.

8. Se Isaías 53 não pode se referir a Israel, como sobre o próprio Isaías? Mas Isaías disse que ele era um homem pecador de lábios impuros (Isaías 6:5-7). 

E Isaías não morreu como expiação pelos nossos pecados.

Poderia ter sido Jeremias? 

Jeremias 11:19 faz eco das palavras de Isaías 53. Judá teria rejeitado e desprezado o profeta por ele dizer-lhes a verdade. Os líderes de Judá, procurou matar Jeremias, e assim o profeta descreve a si mesmo nesses termos. Mas eles não foram capazes de matar o profeta. 

Certamente Jeremias não morreu para expiar os pecados do povo. 

E Moisés poderia? Poderia ter sido o profeta a falar dele? Mas Moisés não era sem pecado também, Moises era um pecador o maior israelita nunca foi INOCENTE mesmo sendo um grande SERVO e até sofreu pelo povo, mas não dele que Isaias chama de SERVO SOFREDOR si Moises foi o maior israelita, e não foi ele o SERVO SOFREDOR, será que Judá(povo de Israel) é o SERVO SOFREDOR com tanta rebeldia e pecados?

Se Moisés pecou e foi proibido de entrar na terra prometida (Números 20:12). Moisés realmente tentou se oferecer como um sacrifício em lugar da nação, mas Elohim não permitiu que ele o fizesse (Êxodo 32:30-35). 
Moisés, Isaías e Jeremias foram os grandes profetas que nos deram um vislumbre do quem é o O SERVO SOFREDOR, o profeta final, mas nenhum deles se encaixam perfeitamente em Isaías 53, será que o POVO DE ISRAEL SEM NENHUMA INOCENCIA SI ENQUADRA COMO SERVO SOFREDOR? 

Então o que podemos concluir? Isaías 53 não pode se referir à nação de Israel, nem Isaías, nem Moisés, nem outro profeta. E se não a Moisés, certamente não a qualquer homem menor. 
O SERVO SOFREDOR ainda seria maior do que Moisés. 

Como a escrita rabínico "Yalkut", disse: "Quem és tu, ó grande monte (Zc IV.7) Refere-se ao Rei Messias E por que ele o chama a grande montanha?.? porque ele é maior do que os patriarcas, como se diz, 'Meu servo, será alto, e levantou-se, e elevado excessivamente' - ele será maior do que Abraão ... levantou-se acima de Moisés ... mais elevada, então o ministério anjos ... " (Citado em O Capítulo Cinquenta e de Isaías Segundo os intérpretes judeus, Ktav Publishing House, 1969, Volume 2, página 9.)

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